quinta-feira, 31 de março de 2011

Modelo geral da comunicação


  • Modelo OSI - ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores.A sua arquitectura é chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos. Esta arquitectura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstracção. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.


  • Modelo TCP/IP - O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP).O seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol ). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação). Postado por Rui Parente às 03:31 0 comentários

Diagramas de encaminhamento

Nas redes, os pacotes de dados podem seguir vário caminhos. À partida nem sempre os caminhos são conhecidos sendo necessário uma procura do destinatário na rede. Outras vezes, o caminho é conhecido e a comunicação é realizada sem a necessidade dessa procura. Existem três formas de encaminhar pacotes numa rede:

Tipos de Rede


  • Rede Local (LAN) Local Area Network - Redes domésticas ou relativamente pequenas.


  • Campus - Conjunto de LANs interligadas.


  • Rede metropolitana (MAN) Metropolitan Area Network - Rede de maior dimensão que a local. Quando uma organização tem vários edifícios espalhados pela cidade e os interliga entre si.



  • Rede de área alargada (WAN) Wide Area Network - Rede que liga regiões, países ou mesmo todo o planeta. O exemplo mais concreto é a Internet.



  • Rede sem fios (WLAN) Wireless Local Area Network - Rede local de curta distância sem fios.



  • Rede local virtual (VLAN) Virtual Local Area Network - Rede local virtual criada em Switchs.



  • Rede de armazenamento (SAN) Storage Area Network - Redes de armazenamento, usadas para ligações de muito curta distância entre servidores e dispositivos de armazenamento massivo.



  • Rede virtual privada (VPN) Virtual Private Network - Redes privadas virtuais que utilizam uma rede pública, Internet, para estabelecer uma ligação de dados entre dois pontos. Estes dados têm particularidade de serem encriptados para maior segurança.